Racho Típico de Paleão

Racho Típico de Paleão
Morada
Rua Engº Luís Delgado 3130-205 SOURE
Telefone

Se a uns estepe ou a planície longínqua imprime olhar vago e enigmático e a vida se arrasta ao som de canções dolentes, a outros as serras alcantiladas, o vale florido e fresco, a água límpida imprimem um carácter, uma só fé que se traduz na alegria do seu cantar.

Não há que duvidar que qualquer povo está sujeito às suas condições mesológicas. Os elementos físicos, a solidariedade humana na luta pela vida, criam uma mentalidade que se exprime na semelhança de sentir, de pensar e de agir. Nenhum povo consegue libertar o seu espírito da influência que nele exerce o céu, o clima, o ar que respira, a água que bebe ou a paisagem que a traça.

Para melhor compreender a realidade de outros tempos, que hoje nos é apresentada pelo Rancho Típico de Paleão é necessário recuarmos no tempo e conhecer o meio físico e social que este retrata nos seus trajes, usos e costumes.

O rancho nasce na década de 50, fruto da ideologia da época cultivada pelo Estado Novo através da conhecida FNAT (Fundação Nacional para a Alegria no Trabalho), passando por várias fases evolutivas até chegar ao modelo atual, que se rege pelos padrões etnográficos fomentados pela Federação do Folclore Português.

A sua história funde-se na da pequena localidade de Paleão e da sua fábrica de finais do séc. XIX.